Início » Todo atraso de fala é autismo?

Todo atraso de fala é autismo?

À medida que as crianças crescem, elas alcançam etapas importantes em seu desenvolvimento, como dar os primeiros passos, sorrir, acenar, como também, aprender a falar. No primeiro ano de vida, geralmente começam com palavras simples, como “não”, ou apontando para coisas que desejam. Aos 2 anos, já conseguem dizer cerca de 50 palavras e formar frases curtas. E aos 3 anos, seu vocabulário continua a crescer.

Essas conquistas de desenvolvimento nos fornecem informações valiosas sobre o progresso da criança. No entanto, é crucial lembrar que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, e essas diretrizes são apenas referências gerais.

E… uma criança com transtorno do espectro austista (TEA)?

Se uma criança não atinge essas metas, pode indicar a presença de atrasos na linguagem. É importante destacar que atrasos na fala são frequentemente associados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas não é uma garantia de que a criança tenha esse transtorno. Existem diferenças entre dificuldades de comunicação e sociais causadas pelo TEA e distúrbios de fala e linguagem.

Atrasos na linguagem se referem ao fato de que algumas crianças podem atingir marcos de desenvolvimento, mas em um ritmo mais lento do que o esperado. A fala envolve a capacidade de articular sons e utilizá-los para formar palavras. Atrasos na fala podem ocorrer naturalmente durante o desenvolvimento, o que significa que a criança eventualmente alcançará esses marcos, mas em um ritmo diferente em comparação com seus pares. Além disso, distúrbios motores da fala podem atrapalhar a habilidade da criança de coordenar a mandíbula, a língua e os lábios para produzir sons precisos.

Crianças com autismo passam por estágios semelhantes de desenvolvimento, incluindo o balbucio e o uso de linguagem não verbal para se comunicar. No entanto, eles podem enfrentar desafios significativos na comunicação social, como dificuldades em interagir socialmente e uma tendência a se concentrar mais em seus próprios interesses do que nas pessoas ao seu redor. A imitação de ações dos outros, um marco comum no desenvolvimento, muitas vezes não é observada em crianças com autismo.

Existem várias causas para atrasos na linguagem:

  •  distúrbios de fala e linguagem;
  • nascimento prematuro;
  • problemas físicos que afetam a produção de sons;
  • perda auditiva;
  • entre outros.

Portanto, é fundamental que os pais busquem a avaliação de um especialista na área. Isso pode proporcionar um diagnóstico preciso e orientação adequada para apoiar o desenvolvimento e bem-estar da criança.

Aprendendo Juntos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo