Início » Intervenção precoce

Intervenção precoce

Por que é tão importante?

A intervenção precoce nos primeiros anos de vida de uma criança são de extrema importância, porque nessa fase é que ocorre o desenvolvimento infantil de forma bastante rápida. Nesse período, as crianças adquirem diversas conquistas e habilidades que são fundamentais para seu desenvolvimento saudável  como primeiros sorrisos, primeiras palavras, primeiros passos, entre outras.

Sabemos que cada criança tem o seu próprio ritmo e existem variações esperadas no processo desse desenvolvimento. Nem todas as crianças atingem os mesmos marcos no mesmo momento.

E,  embora a ausência desses marcos não signifique necessariamente que a criança tenha algum transtorno como o transtorno do espectro do autismo (TEA), é crucial observar as habilidades da criança e caso haja preocupações ou alguma suspeita é recomendável buscar ajuda de um especialista.

 

Mas como saber se é necessário procurar ajuda especializada?

 

Em primeiro lugar, é essencial reconhecer os possíveis sinais de autismo o quanto antes, pois assim é possível buscar orientação e iniciar as terapias adequadas.

Estudos revelam que aproximadamente 1 (uma) em cada 30 (trrinta) crianças é diagnosticada com transtorno do espectro autista (TEA). E embora os sintomas do autismo geralmente se tornem mais evidentes por volta dos dois anos de idade; em muitos casos é possível observar alguns sintomas nos primeiros meses de vida, tais como:

  •  dificuldade em ter contato visual;
  •  não apresentar expressões faciais, não ter sorriso social recíproco;
  •  ausência de  balbucios:
  •  falta de resposta quando chamado pelo nome;
  •  não reagir a estímulos sonoros;
  •  apresentar muito agitação ou muito passividade.

 

 

É fundamental ressaltar que a presença isolada de um ou alguns desses sintomas não é necessariamente um indicativo de autismo. No entanto, se diversos sinais estiverem presentes, podem indicar um sinal de alerta que exige uma investigação aprofundada por parte de profissionais especializados.

Como também, é importante ter em mente que cada indivíduo no espectro do autismo é único, inclusive bebês, e por isso, é essencial que consulte um especialista competente para obter um diagnóstico adequado.

E, embora o processo de diagnóstico possa demandar algum tempo, é fundamental iniciar o tratamento o mais breve possível, pois a intervenção precoce desempenha um papel crucial na promoção do desenvolvimento saudável e no aproveitamento máximo do potencial da criança.

Mas por que é importante a intervenção precoce?

 

A intervenção precoce desempenha um papel fundamental nesse processo porque visa promover o desenvolvimento saudável da criança. Por meio da terapia, é possível ajudar a criança a desenvolver habilidades que lhe permitirão interagir socialmente, estabelecer relacionamentos saudáveis e se comunicar de forma eficaz.  Além disso, a terapia pode proporcionar suporte emocional tanto para a pessoa no espectro do autismo quanto para seus familiares. É um investimento valioso que pode trazer benefícios significativos a curto e a longo prazo.

 

É importante destacar que o cérebro de bebês é altamente plástico, o que significa que ele tem a capacidade de mudar e se adaptar significativamente com base em suas interações com o ambiente.

Durante os primeiros anos de vida, quando o cérebro está em constante crescimento, ele se torna mais sensível e receptivo a experiências estimulantes, o que leva a uma maior produção de neurônios e conexões sinápticas. Isso significa que, ao receber estímulos adequados, intervenção precoce, a criança pode desenvolver um potencial significativo em todas as áreas.

Assim, os primeiros anos da vida de uma criança são fundamentais para estabelecer uma base sólida para o seu crescimento e desenvolvimento contínuo. Portanto, é essencial propiciar um ambiente seguro, estimulante e afetivo, além de estar atento aos marcos de desenvolvimento e buscar suporte adequado caso haja necessidade.

A combinação da intervenção profissional, apoio familiar e estímulo adequado pode fazer uma diferença significativa na vida da criança, permitindo que ela alcance seu pleno potencial.

 

 

Aprendendo Juntos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo